Dermafoco

Pitiríase versicolor: manchas brancas na pele 

Pitiríase Versicolor é o nome de uma micose superficial da pele causada por fungos, bastante conhecida como pano branco e muito comum após o verão. 

Esses fungos, do tipo malassezia, habitam o folículo piloso naturalmente, sem causar doença. Mas, quando encontra condições favoráveis para o crescimento, ele consegue invadir a pele e causar as lesões características.
 
As lesões são redondas ou ovais, recobertas por escamas finas e costumam surgir no tronco e nos braços.
 
Estas manchas podem variar do branco até o vermelho e o castanho, por isso a doença é chamada de versicolor.

Causas da pitiríase versicolor

Alguns fatores externos facilitam a infecção: o calor e a umidade. Por essa razão é uma condição muito comum no verão ou ainda em praticantes de esportes aquáticos.
 
Além disso, outros fatores favorecem o aparecimento do pano branco:
● desnutrição;
● sudorese excessiva;
● uso de anticoncepcionais;
● uso de corticoides e/ou de imunossupressores.

O diagnóstico é feito por dermatologia, com exame clínico e até cultura do material, caso necessário. 

Como tratar?
O tratamento, geralmente, é feito com aplicação de medicações diretamente na pele ou até medicamentos por via oral, eliminando a descamação em poucos dias.
 
As alterações da pigmentação podem permanecer na pele temporariamente e por mais tempo que a descamação, mas tendem a se resolver com o passar do tempo.
 
Ainda assim, mesmo após o tratamento, para a recuperação da cor natural da pele podem ser necessários períodos de exposição ao sol.

É possível prevenir a pitiríase versicolor?

A melhor forma de prevenção da pitiríase versicolor é evitar suas causas, ou seja, a associação entre calor e umidade. Isso pode ser feito com o uso de roupas leves e de tecidos não sintéticos. 

Se você suspeita de alguma mancha na sua pele, agende uma consulta e venha avaliá-la!