Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre cuidados com o cabelo.
Muitas pessoas têm dúvidas de como cuidar dos seus fios para que eles sejam saudáveis e belos.
E ainda, acabam acreditando em muito conteúdo não científico que está disponível na internet.
Cada cabelo possui as suas particularidades e um médico dermatologista é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico de possíveis doenças e orientar com os cuidados mais adequados.
Nós separamos as 5 dúvidas sobre cabelos que mais recebemos aqui no consultório e vamos compartilhar as respostas.
1. Qual é a frequência correta da lavagem dos fios?
Não existe uma regra sobre a frequência ideal para lavar os cabelos. Na verdade, para estabelecer a frequência de lavagem correta é necessário saber sobre a oleosidade do seu couro cabeludo e de seus hábitos.
- Couro cabeludo oleoso deve ser lavado todos os dias, pois a oleosidade excessiva pode prejudicar a saúde dos seus cabelos.
- Você pratica atividade física? Sempre que houver uma grande transpiração do couro cabeludo, é importante lavar os fios.
2. O uso do boné promove a calvície?
Não! Essa ideia está incorreta porque a calvície, ou alopécia androgenética, é uma doença que tem origem na herança genética e não nos hábitos do paciente.
3. Dormir com o cabelo molhado faz mal?
Sim! Quando os fios estão molhados eles ficam mais quebradiços.
Além disso, dormir com os cabelos úmidos pode facilitar a proliferação de fungos e intensificar a dermatite seborreica, caracterizada pela descamação do couro cabeludo.
4. Quem tem calvície pode pintar os fios?
Você pode tingir os fios sim, mas é importante lembrar que com a calvície os fios se tornam mais finos e fracos.
A agressão da tinta ao cabelo também enfraquece o fio e por isso pode prejudicar a aparência do seu cabelo. Mas não há nada que o impressa de fazê-lo.
5. E arrancar os fios brancos, pode?
Algumas pessoas possuem o hábito de arrancar os fios brancos porque eles se destacam e são mais grossos. E é uma dúvida muito comum se arrancar o cabelo branco faz nascer novos cabelos. Quando você arranca o fio não há um estímulo para que cresçam novos fios no couro cabeludo.
Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar e siga também o nosso perfil nas redes sociais para receber mais dicas de como cuidar da sua beleza e da saúde!