Saiba quais são as causas e os tratamentos para a acne
A acne consiste em inflamações que vão desde pequenos pontinhos pretos, os cravos, até lesões avermelhadas com pus, as espinhas. E como cuidar da pele para que elas não apareçam? E se aparecerem, como devemos tratar?
Essas são algumas dúvidas que vamos tratar sobre causas e tratamentos para a acne. Diferente do que muitas pessoas podem pensar, a acne não é exclusiva dos adolescentes. Tampouco é um drama dessa fase de crescimento.
A acne pode incomodar demais as pessoas, não apenas pela questão estética mas porque são pequenas inflamações que causam dor.
Pode aparecer em crianças de 10 e até adultos de 50 anos, tanto no rosto quanto no corpo.
Acne: quais são as causas?
- Fatores genéticos
- Alteração hormonal
- Produto inadequado para a sua pele
- Estresse
- Alimentação inadequada
Essas são algumas situações que podem favorecer o aparecimento de cravos e espinhas. É muito importante que seja diagnosticada a causa da acne para que o tratamento seja eficiente.
Por exemplo, realizar exames de sangue para verificar se há de fato uma alteração hormonal. Ou mesmo utilizar produtos de skincare que sejam adequados para o seu tipo de pele.
A oleosidade intensa da pele, bem como o consumo de açúcar e gorduras em excesso, podem desencadear as inflamações na pele.
Além disso, uma rotina de cuidados com a pele orientada por um profissional pode ter resultados ainda melhores. Acabando com o aparecimento de espinhas e cuidando das manchas de acne, por exemplo.
Acne: quais são os tratamentos?
Um dos maiores erros que podemos cometer é espremer as espinhas em casa. Em primeiro lugar porque não resolve, só vai deixar com a região ainda mais machucada. E em segundo, porque machucar a pele ainda pode deixar marcas e cicatrizes.
O tratamento vai depender da origem da acne, por isso a orientação de um dermatologista é ideal.
Com isso, além de acabar com as espinhas aparentes ainda é possível evitar que elas surjam, melhorando a saúde da sua pele.
Podem ser utilizados no tratamento da acne:
- Medicamentos prescritos pelo médico dermatologista, como pomadas específicas
- Produtos para skincare, lavar e hidratar a pele ajudam a evitar o aparecimento da acne
- Peeling
- Laser
- Microagulhamento
Cuidar da saúde da nossa pele ajuda na nossa autoestima do dia a dia. Mas não se automedique, procure um médico especialista capacitado para evitar acidentes.
Você sofre com os cravos e espinhas? Então clique aqui e agende já uma consulta com o dermatologista.