Dermafoco

Você sabe identificar o câncer de pele? Saiba mais sobre a importância do diagnóstico precoce do tumor.

O câncer de pele é o tumor mais comum no Brasil e no mundo. Ele corresponde a 30% dos cânceres malignos diagnosticados no nosso país, no período de um ano. Para combatê-lo, uma das tarefas mais importantes é ter um diagnóstico precoce e do uso regular de filtro solar. 
O câncer de pele pode ser dividido em dois tipos: 

  • Melanoma
  • Não-melanoma

O câncer melanoma pode aparecer a partir de uma pele normal ou uma pinta. Ele pode aparecer em qualquer parte da pele ou das mucosas. O câncer melanoma é o mais agressivo e corresponde a 3% dos cânceres de pele.

Mas você sabe como identificar as alterações na pinta que podem indicar um possível câncer de pele?
O aumento da pinta, a alteração nas bordas da pinta, com contorno irregular e mudança de cor talvez seja um alerta para procurar um dermatologista. O câncer não-melanoma pode aparecer como manchas que coçam, descamam e podem até sangrar. Ele aparece nas áreas da pele mais expostas ao sol, como no rosto, no pescoço, nos membros, na orelha, no colo e nas costas. Podem aparecer como feridas que não cicatrizam por mais de 4 semanas. 

Um dos fatores de risco para o câncer de pele é a exposição excessiva ao sol durante a infância a adolescência. Além disso, casos na família podem aumentar chances, caracterizando uma predisposição genética ao câncer de pele. 

Como posso me proteger?

Use sempre o filtro solar corretamente, tanto no rosto quanto no corpo. A quantidade aplicada deve ser correta e é importante repetir as aplicações ao longo do dia. Além disso, podemos evitar a exposição solar entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa, desde a infância até a idade adulta. 

Também é recomendável a utilização de roupas com proteção ultravioleta. 
Procure um dermatologista de confiança para avaliar as suas pintas e lesões de pele, pelo menos uma vez ao ano.

Vale repetir que quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento do câncer de pele, maiores são as chances de cura. 
Se você tem alguma preocupação ou reparou em uma pinta suspeita, procure um médico especialista rapidamente. Para consultas presenciais ou telemedicina, entre em contato

Gostou desse conteúdo? Se inscreva no nosso canal, pois preparamos vídeos semanais com conteúdos importantes sobre saúde da pele e estética. 
No Instagram você confere nossos conteúdos e ainda pode interagir com a gente, comente ou mande uma mensagem. 

Dúvidas? Comente aqui embaixo.