Dermafoco

A Herpes é uma doença viral diretamente ligada à nossa imunidade, saiba como ela pode se manifestar

Você sabia que o Herpes Zoster ou cobreiro é uma reativação do vírus da catapora? O vírus da catapora, após infectar o nosso corpo geralmente na infância ficará alojado em nosso corpo por toda a nossa vida. 

Se por algum motivo existir uma diminuição da nossa imunidade, como por exemplo em um estresse físico ou emocional, uso de algum medicamento, entre outros, o vírus pode entrar em atividade. Causando, assim, o Herpes Zoster. 

Os sintomas da Herpes podem ser uma dor, ardor na pele, coceira, ou até uma anestesia da região. Também é possível verificar em alguns dias o aparecimentos de pequenas lesões na pele como bolinhas e vermelhidão

Esse vírus atuará no nervo, portanto esses sintomas irão progredir até ocupar toda a atuação daquele nervo em questão, como uma faixa. Com isso, o paciente pode sentir uma dor muito intensa. 

Diante disso é recomendado que seja diagnosticado e tratado com um médico o quanto antes. O agravamento da doença pode ser muito doloroso e deixar sequelas irreversíveis no nervo

Quando o vírus atinge o nervo trigêmeo pode haver a lesão da córnea. Se isso acontecer com o nervo facial, pode haver uma paralisia dos membros da face, semelhantes a uma sequela de AVC. Se o nervo for auditivo pode haver zumbido, vertigens e disturbios da audição. 

O quadro acomete principalmente adultos e idosos mas também é observado em adolescentes e adultos jovens. O tratamento é feito com os antivirais específicos. 

Nas pessoas idosas a dor conhecida como neuralgia pós-herpética pode causar intenso incômodo durante muito tempo. Existe uma vacina contra a Herpes Zoster para pessoas acima de 60 anos e estudos mostram que ela pode reduzir até 70% o risco do aparecimento da doença. 

Suspeitou de alguma lesão no seu corpo? Não deixe para depois, procure agora um médico de confiança que pode te ajudar neste momento. Entre em contato e cuide da sua saúde.