Dermafoco

Você sempre sonhou em ter as unhas fortes e bonitas mas elas continuam descamando e se quebrando? Saiba o que fazer 

As unhas frágeis ou síndrome das unhas fracas são aquelas que descamam nas pontas, o esmalte descola e não dura e também não chega no comprimento que você deseja porque acaba quebrando. 

Esses sintomas podem estar relacionados com algum problema de saúde, portanto se essa é uma queixa que você possui, a orientação é procurar um médico que irá realizar os exames para encaminhar um tratamento. 

Alguns dos problemas de saúde que podem estar relacionados com as unhas fracas são: alterações endocrinológicas, hipotireoidismo, diabetes, distúrbios circulatórios, entre outros. 

Além disso as unhas fracas podem ser em razão de alguma doença inflamatória das próprias unhas como a psoríase e o líquen plano. 

Mas fique calma pois a causa mais comum é o ressecamento das unhas. A unha fica seca e consequentemente as células perdem a adesão entre si e descamam. 

O que pode gerar o ressecamento das unhas?

O uso de solventes como a acetona, a lavagem excessiva das mãos, uso de sabões muito detergentes são alguns exemplos. A digitação também é uma atividade que pode causar um trauma local. Esses fatores podem favorecer o enfraquecimento das suas unhas, gerando a queixa da descamação e quebra. 
Portanto, se conseguirmos evitar algumas dessas ações no dia a dia as suas unhas podem ter uma melhora. O uso de luvas para lavar as louças, por exemplo, já pode ser de grande ajuda. 

Tomar suplementos pode ajudar a fortalecer as unhas?

A biotina pode ser uma boa solução para alguns casos e deve ser indicada por um médico.

Posso usar fortalecedor nas unhas? 

Na maioria dos casos eles não são indicados porque podem endurecer demais as unhas, causando mais descamação e piorando o caso. Além disso, eles podem ter efeitos colaterais, os produtos com formaldeído podem endurecer tanto as unhas que elas grudamna parte inferior da pele causando hemorragia e dor. Nesses casos a unha também pode apresentar um escurecimento e uma coloração azulada. 

Por isso, se você possui unhas frágeis e quebradiças, procure um dermatologista que poderá avaliar o seu caso. Verificar, por exemplo, se não existe nenhuma doença relacionada à esse enfraquecimento das unhas. Assim, ele poderá te indicar o melhor tratamento e uma suplementação adequada se for necessário. 

Gostou desse conteúdo? Então siga o nosso Instagram porque toda semana nós temos vídeos novos especialmente para você.