Os nossos cabelos caem naturalmente, porém é fácil de identificar quando essa queda começa a se agravar. Podemos notar que temos mais fios no travesseiro, nas escovas de cabelo, ou mesmo quando reparamos que perdemos volume dos nossos fios.
A queda de cabelo é uma queixa muito frequente nos consultórios de dermatologia. Esse é um problema que afeta muitas pessoas, pois pode impactar diretamente na autoestima. E também vem sempre acompanhada pelo dúvida: Dra, vou ficar careca?
Existem vários tipos de quedas de cabelo, por isso o diagnóstico profissional é muito importante para avaliar as consequências. O tipo mais comum é conhecido como Eflúvio Telógeno. Você sabe o que é?
De forma simplificada, nós temos cerca de 80% dos nossos fios em fase de crescimento, e de 15 a 20% em fase de queda. O Eflúvio Telógeno é uma alteração no ciclo capilar, desse modo há um aumento da porcentagem de fios em fase de queda.
Eflúvio telógeno: Causas para a queda de cabelo
Os desencadeantes mais comuns são:
- Cirurgias
- Suspensão de anticoncepcional oral
- Pós-parto
- Dietas restritivas
- Emagrecimento importante
- Estresse emocional
- Diminuição do ferro
- Alteração dos hormônios tireoidianos
Esses fatores são ser investigados pelo seu médico dermatologista durante a consulta.
Para acontecer essa alteração no ciclo capilar, passam-se por volta de 3 meses. Portanto, não é possível que alguma ocorrência na última semana possa desencadear uma queda imediata dos fios.
O tratamento vai depender muito das causas relacionadas, mas é fundamental que você não se automedique e procure um médico dermatologista que possa te ajudar a passar por essa fase.
Você está sofrendo com a queda de cabelos? Então entre em contato e agende a sua consulta. Estamos aqui para ajudá-lo.