As unhas encravadas, ou onicocriptose, são uma queixa muito comum no consultório dermatológico. Essa inflamação costuma ser muito dolorida e atrapalhar nas atividades cotidianas de quem tem as unhas encravadas.
Pode ocorrer secreção e dor que impedem a realização de exercícios físicos e até de comparecer ao trabalho.
Outro incômodo das unhas encravadas é que você pode ter que tomar antibióticos.
Quando as unhas encravadas são recorrentes, muitas pessoas acabam ficando dependentes da sua podóloga na tentativa de amenizar o problema.
Unhas encravadas: Por que as unhas encravam?
Existem dois fatores principais que propiciam essa situação:
- Quando o problema é nas unhas: a unha é maior ou mais curva geneticamente. Ou o paciente tem uma infecção nessa unha que gera uma alteração de formato e ela acaba encravando. Outra causa comum é o corte errado da unha.
- Quando o problema é na pele: a pele fica inflamada e abraça essa unha, o que causa o encravamento. Ela pode acontecer pelo uso de sapatos inadequados, essa é a causa mais comum da inflamação da pele ao redor das unhas.
O sapato bico fino é o principal vilão dessa história. Também pode ser que o paciente já tenha um inchaço nos pés por outros motivos, como o Linfedema.
Então essas são as duas causas das unha encravadas: ou uma alteração na unha, ou uma alteração na pele. Isso gera um ciclo vicioso, quanto mais a unha pega na pele, mais a pele inflama gerando esse quadro crônico de inflamação.
Unhas encravadas: qual é o tratamento para desencravar as unhas?
Dependendo do grau da inflamação o tratamento pode variar:
Grau 1 : Uma leve dor quando aperta a região afetada mas apresenta pouca vermelhidão.
O tratamento consiste em algumas pomadas antibióticas e antiinflamatórias. Também fazemos o acompanhamento dessa unha, colocamos uma algodãozinho no canto ou uma órtese, com o objetivo de afastar a unha da pele.
Grau 2 e 3: Saída de secreção, inchaço contínuo, vermelhidão.
Nesses casos quando não conseguimos desinflamar a pele, a cirurgia é necessária. Mas, calma! O procedimento é bem simples e pode ser realizado no consultório de dermatologia.
Ele é feito com anestesia local e o tempo de repouso é de 7 dias. A partir disso você já consegue ir retomando as suas atividades aos poucos.
Se você tem as unhas encravadas, não fique aí sofrendo! Procure o médico dermatologista que vai conseguir resolver esse problema.
Clique aqui e agende a sua consulta!