Dermafoco

Rosácea é uma doença crônica de pele

Você conhece a rosácea? 

É normal apresentarmos uma vermelhidão no rosto em determinados momentos, como quando estamos fazendo atividade física, quando estamos em ambientes quentes ou sob o sol, até quanto estamos tímidos ou nervosos. 

Mas se essa vermelhidão é persistente, se ela não vai embora, pode ser rosácea. 

Sintomas da rosácea

Rosácea é uma doença crônica de pele mais frequente em pessoas entre 30 e 50 anos, que provoca inflamação e vermelhidão, principalmente no centro da face. 

É uma doença que atinge mais as mulheres, mas os homens têm os quadros mais graves. 

É caracterizada por uma pele sensível, geralmente mais seca, que fica vermelha facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos. 

Essa vermelhidão tende a ficar permanente com o passar do tempo e aparecem vasos finos, pápulas e pústulas que lembram a acne, inclusive podendo ocorrer edemas e nódulos.

Por essa característica é erroneamente chamada de acne rosácea. 

Além disso, a doença pode evoluir e atingir os olhos, chegando a ameaçar a visão. 

A longo prazo pode causar também espessamento e nódulos na pele do nariz.

Causas
As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas há uma base genética, além de uma interferência de fatores psicológicos, como o estresse. 

Muito sol e calor ou muito frio e até a ingestão de alguns alimentos e bebidas podem ser gatilhos para a doença. 

Tratamento

A rosácea não tem cura, mas há tratamento e pode ser mantida sob controle. 

A determinação do tratamento vai ser feita de acordo com a fase clínica na qual o paciente está, mas a proteção solar desses pacientes é indispensável. 

Além disso, os gatilhos que desencadeiam ou agravam o quadro da doença devem ser evitados ao máximo, como o consumo de bebidas alcoólicas, a exposição solar ou ao frio excessivo e a ingestão de alimentos quentes e condimentados. 

Esse tratamento inclui medicações tópicas e orais, além da luz pulsada, que tem evidências de resultados visíveis e duráveis, com poucas sessões. 

A Dermafoco tem essa tecnologia, então venha tratar a sua rosácea com a gente!