Dermafoco

Tratamentos Capilares

Alopecia androgenética

Popularmente conhecida como calvície, a alopecia androgenética consiste em um processo crônico e progressivo de afinamento capilar, gerando perda da cobertura do couro cabeludo na região das entradas e coroa. O tratamento consiste em medicamentos orais e  tópicos promovendo ganho de cobertura e retardamento no processo de afinamento capilar. Quanto antes iniciado, melhor será o resultado.

Eflúvio telogeno

Eflúvio telogeno consiste em um processo de queda de cabelos devido desregulação no ciclo capilar. Manifesta como aumento na perda de fios ao lavar e pentear os cabelos. Geralmente desencadeado por deficiência de vitaminas, alterações hormonais, emagrecimento importante, processos infecciosos, cirurgias, estresse emocional e uso de alguns medicamentos. É uma condição autolimitada, que dura aproximadamente 3 meses e se resolve após o tratamento e retirada do agente desencadeante.

Dermatite seborreica

Popularmente chamado como caspa, a dermatite seborréica é uma condição crônica de descamação na pele do couro cabeludo associado a coceira. Pode também acometer outras regiões do corpo como face, peitoral e áreas de dobras. O tratamento envolve shampoos, medicamentos tópicos e orais a depender da intensidade da descamação.

Foliculite no couro cabeludo

A foliculite no couro cabeludo se manifesta com surgimento de espinhas ao redor dos fios, gerando coceira e dor. Há formas de foliculites mais graves com formação de abcessos no couro cabeludo evoluindo com inflamação intensa da raiz dos pelos e cicatrizes na pele do couro cabeludo. O tratamento envolve medicamentos tópicos e orais.

Alopecia areata

Alopecia areata é uma condição auto imune de perda de cabelos por uma inflamação na raiz do pelo. Pode acometer os fios do couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e pelos do corpo. Pode se apresentar como placas arredondadas de falhas de cabelo ou em alguns casos evoluir com perda total de todos os fios do couro cabeludo e do corpo. O tratamento pode envolver medicamentos tópicos, orais e injetáveis a depender da gravidade da condição. O acompanhamento médico deve ser iniciado o quanto antes.